A escolha de um nicho ( Ramo ou Seguimento ) é uma das decisões mais importantes que você vai fazer. Ela exige tempo e pesquisa, mas uma vez que é criado, você terá uma direção muito sólida.
Felizmente, há uma série de ferramentas e sites disponíveis que podem ajudar com a pesquisa. Neste artigo, vou cobrir vários dos recursos mais úteis para ajudá-lo a fazer uma escolha. ou para continuar procurando um melhor.
Alguns nichos são ultra-competitivo e outros têm pouca ou nenhuma concorrência real.Nichos que são competitivos tendem a ter mais relevância, o que significa maior tráfego (e renda) potencial. Nichos com menos competição pode não ter o mesmo potencial, mas eles tendem a ser mais realista e, em muitos casos, o tráfego será mais valioso.
Se você está planejando iniciar um blog ou qualquer tipo de site que vai exigir tempo e esforço consistente, você estará em melhor posição para ter sucesso se você escolher algo em que você tem um forte interesse . Sem esse interesse e paixão o trabalho se torna mais difícil e suas chances de ganhar dinheiro continuam caindo.
O que você deve procurar em um nicho potencial?
Qualquer nicho que você escolher terá algum nível de competição. Se o seu blog ou site vai ser uma operação de uma pessoa, alguns concorrentes será, obviamente, fora de sua liga por causa dos recursos e dinheiro que eles têm à sua disposição. Por exemplo, iniciando um novo motor de busca para competir com o Google, Yahoo e MSN iria dar-lhe uma chance de 0% para o sucesso.
Você realmente não quer olhar para nenhuma competição, mas você quer olhar para um nicho em que você tem potencial para competir favoravelmente . Na maioria dos nichos você não terá que ser o 1º site ou blog, a fim de ser bem sucedido e rentável. Você pode competir bem o suficiente para tomar uma fatia do mercado.
A competição não é realmente um ponto negativo. Tendo em vista outros sites de sucesso significa que o nicho tem potencial de lucro real. Se ninguém está fazendo nenhum dinheiro, pode ser um sinal de que o nicho não é rentável.
O público é realmente o que determina o sucesso do nicho. Um forte grupo de potenciais visitantes / leitores / clientes deve ser visto como uma enorme vantagem. De fato, o nível de envolvimento e ação da audiência é tão importante, se não mais, do que o seu tamanho.visitantes apaixonados são muito mais propensos a comprar ou recomendar algo para amigos e familiares. Se a sua investigação o leva a vários sites em um determinado nicho que parecem ter um muito mau seguinte, ele deve ser um aviso de que o público pode não estar lá.
Oportunidades de monetização
Como você pretende ganhar dinheiro com o seu site devem ser considerados ao decidir sobre um nicho. Se você pretende vender seus próprios produtos ou serviços, quanto a concorrência está lá e que preços estão sendo cobrado? você será capaz de encontrar clientes que estão dispostos a pagar o seu preço, e você será capaz de ganhar dinheiro suficiente a esses preços?
Muitos donos de sites ganhão dinheiro com programas de afiliados. Se este é o seu objetivo, é claro que você precisa escolher um nicho que tem fortes produtos da filial disponíveis para você para o mercado. Seria uma vergonha para escolher um nicho e começar a desenvolver um site só para descobrir que não existem bons programas de afiliados.
Outra oportunidade de monetização é vender anúncios diretos. Neste caso, você pode ter uma idéia de quanto interesse pode haver de potenciais anunciantes, prestando atenção ao que é a publicidade em outros sites no nicho. Alguns desses anunciantes também podem estar interessados em comprar um espaço em seu site. Lembre-se que nem todos os anúncios banner/ads que você vê é uma ad direta, pode ser um anúncio da filial.
Espaço para o crescimento
Se você pretende manter apenas o local para um curto período de tempo, você deve escolher um nicho que é não apenas uma tendência ou moda que é susceptível de ser de curta duração . Por exemplo, se você estiver interessado em começar um blog direcionado sobre a música, considere a escolha de um tema, como um estilo particular de música em vez de apenas uma única banda ou artista. Dessa forma, o seu sucesso não vai ser tão dependente do estatuto da banda ou artista. Se eles perderem popularidade, você também.
Você vai querer encontrar um nicho que é atual e popular, mas olhar para algo que ainda será em torno e igualmente, se não mais, popular em poucos anos. Saltar para um nicho crescer pode ajudá-lo a crescer junto com o nicho. Se você pode começar a construir o seu site antes que a competição esquenta você estará à frente do jogo quando todo mundo está seguindo atrás de você.
Nomes de domínio disponíveis
Você também pode querer incluir alguma pesquisa de nome de domínio em seu trabalho braçal inicial. Se você já tentou comprar um nome de domínio antes, você sabe o quão difícil pode ser a de encontrar um que você gosta e que seus visitantes serão capaz de lembrar.
Web Comunidade
Uma vez que você criou e lançou o seu novo site você obviamente vai ter que fazer um pouco de marketing e, provavelmente, algumas redes sociais com outras pessoas no nicho. Isto pode ser potencialmente muito mais fácil se existem sites de comunidades fortes dentro do nicho .Isso pode incluir fóruns, sites de mídia social, grupos, etc. Um dos pontos fortes da comunidade web design é a muitos sites de comunidades valiosos que existem. Se você encontrar um nicho que tem este tipo de comunidade você provavelmente terá algumas oportunidades importantes para o mercado de visitantes alvejados.
Ferramentas para ajudar com sua pesquisa
Não tem que levar dias ou semanas para pesquisar e estudar. As ferramentas que estão disponíveis on-line pode ajudá-lo a recolher algumas informações essenciais rapidamente de um nicho. Claro que você não vai querer usar todos os recursos listados aqui, mas utilizando uma combinação de alguns deles pode fornecer informação suficiente para tomar uma decisão inteligente, informado.
Google Search – Uma das maneiras mais básicas para fazer alguma pesquisa é a de simplesmente executar pesquisas por palavras e frases relacionadas com o tema de interesse.Isto lhe dará uma boa idéia de quais sites são altamente classificado para alguns das mais importantes frases de pesquisa. Mencionei que você deseja encontrar um nicho que lhe permitirá competir. Depois de fazer várias pesquisas que você pode ter uma idéia de quão competitivo um nicho será. Se você é encontrar pequenos blogs e sites que fazem bem nos SERPs, as chances são que você vai ser capaz de competir.
O Google também oferece algumas opções úteis nos recursos de pesquisa avançada. Na página de pesquisa avançada você verá “página específica de pesquisa.” Aqui você pode digitar o URL de uma página eo Google vai encontrar outras pessoas que são semelhantes. Isso pode ser útil para você saber um dos principais sites em um nicho e você rapidamente reconhece como sendo semelhante. Há também uma opção para inserir um URL da página e o que as outras páginas apontam para ele. Google exclui muitos links em seus resultados, pelo que esta opção pode ser útil, mas certamente não irá mostrar-lhe todos os inbound link para uma página (imagem acima)
Google Trends – Se você está procurando para ver o quanto de juros um tópico tem atualmente on-line, o Google Trends é uma grande ferramenta. Ele não só irá mostrar-lhe o que está em alta agora, mas ele vai ajudar você a acompanhar as tendências (que não é surpreendente, dado o seu nome). A primeira página do Google Trends vai mostrar os 10 principais tendências mais quentes de hoje. Além disso, se você clicar no link de “tendências mais quentes”, você verá uma lista das 100 melhores tendências. Você pode mudar a data para voltar e ver as tendências quentes dos dias passados, e você pode se inscrever em um feed RSS para as tendências mais quentes.
Vamos dar uma olhada em dois exemplos para ilustrar o que você vai encontrar a partir do Google Trends. O gráfico abaixo é o que você vai encontrar quando você procura por “marketing na internet “. Tendências de pesquisa para a frase são apresentados a partir de 2004 para apresentar, bem como volume de referência notícias em uma carta separada logo abaixo. Como você pode ver, o volume de pesquisa não tenha subido, se alguma coisa tem ido para baixo.
Agora, compare esse gráfico para o que você vê abaixo, que mostra os resultados para ” mídia social “. É claro, a mídia social é muito mais popular agora do que era em 2004, por isso não é de estranhar que o volume de pesquisa tem aumentado consistentemente, e assim tem volume de referência notícia. Isso mostra que o tema específico da mídia social está crescendo, enquanto o tema de marketing na internet é ficar relativamente o mesmo.
Google Alerts – Outra ferramenta do Google, Alertas permite configurar uma notificação por correio electrónico sobre uma frase de pesquisa particular. A imagem abaixo mostra como é simples de configurar. Basta digitar qualquer frase de pesquisa que você deseja controlar, o tipo (notícias, blogs, web, abrangente, de vídeo ou grupos), quantas vezes você quiser poderá ser enviado por email, e seu endereço. Digamos que você configurá-lo para enviar e-mails diários. Cada dia você receberá uma mensagem com novas páginas (ou vídeos) que foram indexadas pelo Google para a frase de pesquisa que você escolheu. Ele não garante que as próprias páginas são novas, mas eles são novas para o Google.
Google News – Dependendo do assunto que você está pesquisando, um site de notícias como o Google News pode ser muito útil. Google Notícias rastreia as histórias principais sobre o que eles consideram ser sites de notícias e blogs de confiança (mais de 4.500 fontes). Você verá as principais notícias na primeira página, mas você também pode visitar as páginas da categoria e pesquisas de execução especificamente notícia. A pesquisa do Google Notícias só retorna itens que vêm das fontes de notícias, ao contrário de uma pesquisa geral Google.
Um dos recursos mais úteis do Google News é que uma vez que você tenha feito uma pesquisa, você pode se inscrever em um feed RSS que lhe dará notícias para esse termo de pesquisa. Para assinar um feed, desloque-se um pouco e, na parte inferior da barra lateral esquerda você verá links para RSS e Atom. Google News Brasil também está disponível.
Com as ferramentas listadas aqui, você vai ser capaz de ter uma boa ideia do potencial de um nicho específico. Se existem outras ferramentas que você usa ou outras coisas que você quer especificamente procurar em um nicho, por favor participe, deixando um comentário abaixo.